Pesquisar

Hinrunde 24/25: um destaque por equipe

Conheça os destaques de cada equipe da Bundesliga 24/25

O final de dezembro chegou e, com ele, a pausa de inverno no futebol alemão: serão três semanas completas sem jogos no país. É o momento perfeito para recarregar as energias e preparar-se para a reta final da temporada, que será mais movimentada do que nunca. Decorridas 16 rodadas da primeira divisão, já podemos vislumbrar os principais destaques do torneio e quem tem causado mais impacto em cada uma das 18 equipes. Confira nossa lista abaixo, pela atual ordem de classificação!

Musiala, Wirtz, Marmoush, Gittens — Fotos: Stuart Franklin, Lars Baron, Neil Baynes, Leon Kuegeler/Getty Images

1. FC Bayern München

O jovem meia-atacante Jamal Musiala (21) transformou-se em uma peça ainda mais importante ao FC Bayern e, sob o comando do treinador Vincent Kompany, acrescentou novas virtudes ao seu jogo. Além de apresentar-se em posições mais recuadas para auxiliar na construção das jogadas, Musiala notabilizou-se por atacar a área com mais frequência do que em temporadas anteriores e já marcou cinco gols de cabeça, mais do que qualquer outro jogador na liga! Anteriormente, ele tinha apenas um gol dessa forma em toda sua carreira profissional.

Musiala toca a cabeça para comemorar seu gol vs BVB — Foto: Stuart Franklin/Getty Images

2. Bayer Leverkusen

O destaque do Bayer Leverkusen é, novamente, Florian Wirtz (21). Se o começo de temporada da equipe de Xabi Alonso esteve abaixo das expectativas geradas pelos títulos de 23/24, o meia nunca decepcionou. Os problemas defensivos e as constantes lesões de jogadores ofensivos no B04 (Hofmann, Boniface, Schick, etc) jogaram uma responsabilidade extra nos ombros de Wirtz, que respondeu produzindo gols e mais gols. Até então, ele soma 7 gols e 7 assistências nas 15 partidas que disputou na Bundesliga 24/25. Ele é também o jogador com mais dribles completados (47) na atual edição da liga, mantendo uma taxa de sucesso de 56%!

Florian Wirtz — Foto: Lars Baron/Getty Images

3. Eintracht Frankfurt

As Águias contam com um dos melhores jogadores do planeta nesta temporada: Omar Marmoush. Formando uma dupla de ataque muito poderosa com Hugo Ekitiké, o atacante de 25 anos explodiu de vez e viu sua produção subir muito na nova estrutura de jogo adotada por Dino Toppmöller. A fase de Marmoush é tão boa que ele chegou a marcar três gols de falta em cobranças consecutivas, incluindo também partidas da UEFA Europa League. Somando gols e assistências, são 20 contribuições diretas em gols em apenas 15 jogos disputados, um número igualado apenas por Harry Kane na atual temporada.

Omar Marmoush com a camisa 7 do Eintracht Frankfurt — Foto: Neil Baynes/Getty Images

4. RB Leipzig

Após grande começo de temporada, as lesões de longo prazo sofridas por David Raum e Xavi Simons comprometeram bastante a equipe do RB Leipzig, que, além de uma sequência de tropeços na Bundesliga, faz péssima campanha na UEFA Champions League (derrotado em todas as partidas). Nesse contexto, os Touros tem se voltado para os gols de Loïs Openda (24) e Benjamin Sesko (21) para se manterem competitivos. Juntos, os atacantes marcaram 12 gols até aqui.

Sesko e Openda celebram gol na Red Bull Arena — Foto: Maja Hitij/Getty Images

5. Mainz 05

A grandíssima fase do Mainz 05, que vem desde a recuperação na reta final da temporada passada, quando escaparam de um rebaixamento bastante provável, tem em Jonathan Burkardt (24) uma de suas principais figuras. O ex-atacante das categorias de base da Alemanha decidiu vários jogos importantes para o Mainz 05 e apenas Harry Kane (FCB) e Omar Marmoush (SGE) marcaram mais gols do que ele na Bundesliga.

Burkardt comemora gol pelo Mainz 05 — Foto: Alex Grimm/Getty Images

6. Borussia Dortmund

Os primeiros passos de Nuri Sahin no comando do clube de seus sonhos tem sido turbulentos, mas poderiam ser ainda piores não fossem as exibições de Jamie Bynoe-Gittens (20). O jovem extremo inglês forçou sua introdução na equipe titular e tornou-se um dos jogadores favoritos da torcida. Além da qualidade para marcar gols, encanta pela capacidade de drible: o gol do BVB no empate contra o Bayern, por exemplo, surge após um giro em alta velocidade contra o lateral Konrad Laimer. Seus gols e assistências produziram diretamente oito pontos ao clube aurinegro.

7. Werder Bremen

Quando a temporada começou, poucas pessoas imaginariam que o Werder Bremen estaria firme na briga por um posto em competições europeias. Parte disso se deve ao dinamarquês Jens Stage (28), que vive a melhor temporada da carreira. O meio-campista dos Papagaios tem aparecido com gols cruciais para algumas vitórias, como o hat-trick diante do Hoffenheim (4-3), o gol contra o Holstein Kiel (2-1) e o gol contra o VfL Bochum (1-0). A fase do jogador é tão boa que ele tem mais gols marcados na Bundesliga do que atacantes renomados como Openda, Guirassy e Olise!

Jens Stage (direita) após marcar vs Union Berlin — Foto: Selim Sudheimer/Getty Images

8. Borussia Mönchengladbach

Uma das sensações do futebol alemão na temporada é o centroavante Tim Kleindienst. Aos 29 anos, o alemão chegou ao maior clube de sua carreira depois de um par de boas temporadas a serviço do FC Heidenheim e causou impacto imediato no clube, impulsionando o Gladbach a uma posição na metade superior da tabela. Suas boas exibições chamaram a atenção de Julian Nagelsmann, que o convocou para a Seleção Alemã — por lá, também já marcou gols. O lance do gol contra o Holstein Kiel é um retrato fiel de suas qualidades: controla a bola de costas para o gol, aciona um extremo e depois corre para a grande área para marcar.

9. SC Freiburg

Vivendo uma temporada de readaptação após a saída do lendário Christian Streich, o SC Freiburg apoia-se em nomes "antigos" para fazer uma campanha sólida com o estreante treinador Julian Schuster. Um deles é o japonês Ritsu Doan (26). As boas exibições do extremo tem atraído o interesse de outras equipes por um tempo, mas, por ora, ele segue atuando no clube da Floresta Negra e mantendo o clube competitivo. Titular nas 15 partidas da competição, o japonês é o terceiro jogador do clube com mais minutos na temporada, atrás apenas dos defensores Christian Günter e Philipp Lienhart.

Ritsu Doan com a camisa do SC Freiburg — Foto: Daniela Porcelli/Getty Images

10. VfB Stuttgart

Sempre confiável, Angelo Stiller (23) segue sendo um dos destaques do VfB, especialmente após as transferências de Anton e Guirassy e a lesão de Undav. Peça vital no esquema de Sebastian Hoeness, o meio-campista controla todas as jogadas da equipe, orientando companheiros e movendo a bola de um lado ao outro do campo. Ele é um dos sete jogadores da Bundesliga a acertar mais de 1000 passes na atual temporada e detém uma taxa de acerto de 88.5%. Ademais, gerou 30 chances de finalização para seus companheiros com esses passes.

11. VfL Wolfsburg

O atacante Mohamed Amoura (24) mantém o histórico recente de jogadores que vieram da Bélgica para se destacar no futebol alemão. Contratado pelo VfL Wolfsburg por 17 milhões de euros, Amoura chegou aos Lobos imediatamente como titular e tem justificado essa posição dentro de campo. Atacante muito rápido e bastante móvel, ele gosta de se deslocar aos dois flancos para fazer uso de sua velocidade, atacando a linha de fundo antes de realizar cruzamentos em direção à área. Prova disso é que já gerou seis assistências na Bundesliga, que complementam os cinco gols que marcou.

Mohamed Amoura — Foto: Ronny Hartmann/Getty Images

12. FC Union Berlin

Detentor da segunda melhor defesa do campeonato, o FC Union Berlin tem em Frederik Ronnow (32) e Danilo Doekhi (26) dois de seus pilares para evitar a briga contra o rebaixamento da temporada passada. Figuras quase que onipresentes na Bundesliga (o goleiro perdeu um único jogo), são responsáveis por manter a meta do clube da capital mais protegida. Após um começo de temporada firme, no entanto, o clube caiu de rendimento e tem cedido muitas oportunidades no jogos mais recentes (10 gols sofridos nos últimos quatro jogos). Ainda assim, Ronnow é um goleiro de destaque na Bundesliga e evitou 3.6 gols, de acordo com a métrica dos expected goals. Voltar a mostrar solidez defensiva é a chave para uma temporada tranquila, já que o ataque tem sido pouco produtivo.

Doekhi (esquerda) e Ronnow (centro) pelo Union Berlin — Foto: Maja Hitij/Getty Images

13. FC Augsburg

Presença constante na Bundesliga desde 2011, o FC Augsburg vem para mais uma temporada ocupando o meio da tabela, ao que tudo indica. Destaques individuais tem sido raros na equipe ao longo das temporadas, mas o atacante Phillip Tietz (27) é um nome que pode fazer a diferença. Aos poucos, tem desenvolvido uma parceria com o centroavante Samuel Essende (26), formando uma dupla que deve garantir os gols necessários para que o clube permaneça na primeira divisão por mais um ano. Juntos, os atacantes foram responsáveis diretos por 58.8% dos gols marcados pelo clube.

Essende (esquerda) e Tietz (direita) comemoram gol pelo FCA — Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images

14. FC St. Pauli

A campanha dos Piratas na primeira divisão tem o capitão Jackson Irvine (31) liderando por exemplo. A mudança forçada de treinador e o nível superior da Bundesliga causaram uma mudança no estilo de jogo da equipe, bem como de Irvine. Meia de bastante chegada à área, ele tem se destacado na temporada pela determinação com que trabalha durante a fase defensiva, desarmando, interceptando e bloqueando jogadas. Apenas dois meio-campistas na Bundesliga tentaram mais desarmes do que o australiano (32): Tom Bischof (50) e Anton Stach (36, ambos do TSG Hoffenheim).

Jackson Irvine trajando a camisa e a braçadeira de capitão do St. Pauli — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

15. TSG Hoffenheim

Seja com Pellegrino Matarazzo ou com o novo treinador Christian Ilzer, o jovem Tom Bischof (19) segue atuando como titular pelo TSG Hoffenheim. Já em seu último ano de contrato pelo clube, a nova joia do futebol alemão firmou-se de vez na equipe profissional e suas atuações tem chamado a atenção de FC Bayern, Eintracht Frankfurt, RB Leipzig e outros. Meia bastante direto e criativo, ele também é muito combativo, uma combinação que o torna um jogador bastante interessante. Ele lidera a Bundesliga em volume total de desarmes e também figura dentre os 15 melhores jogadores da liga em chances criadas.

16. FC Heidenheim

O caminho de Paul Wanner (19) no futebol profissional tem acontecido gradativamente: depois de estrear pelo FC Bayern aos 16 anos de idade, foi emprestado ao SV Elversberg por uma temporada na segunda divisão e agora deu um salto de qualidade ao fechar com o FC Heidenheim. Esse tempo em equipes menores permitiu o desenvolvimento de novas qualidades (especialmente sem a bola no pé, já que os clubes em questão não se destacaram por manter a posse), mas é realmente aquilo que ele produz ofensivamente que segue chamando a atenção. O alemão marcou três gols na Bundesliga a partir das 11 finalizações que registrou e criou 14 chances, atrás apenas do brasileiro Léo Scienza (18 chances). Assim como toda a equipe, no entanto, caiu de produção conforme a temporada foi caminhando.

Paul Wanner — Foto: Stuart Franklin/Getty Images

17. Holstein Kiel

Contratado diretamente do futebol japonês (um movimento que tem se tornado cada vez mais comum no futebol europeu) quando o Holstein Kiel ainda atuava na segunda divisão, o atacante Shuto Machino (25) está melhor adaptado ao clube e já marcou seis gols na Bundesliga, superando até mesmo a marca de gols que fez na segunda divisão. Apesar de não ser um titular absoluto, os seis gols do japonês representam aproximadamente 32% dos tentos anotados pelo clube na liga!

18. VfL Bochum

O destaque do lanterna VfL Bochum não fica por conta de um jogador, mas sim de um acontecimento: a vitória do clube contra o FC Heidenheim no último jogo de 2024, que encerrou um longo e indesejado jejum. Após a virada histórica (3-0 no Fortuna Dusseldorf e vitória nos pênaltis, depois de perder o jogo de ida por 0-3) no playoff de rebaixamento da temporada passada, o clube simplesmente não venceu mais até este final de semana — foram DUZENTOS E NOVE dias consecutivos sem que sua torcida pudesse comemorar plenamente.

Postar um comentário

0 Comentários