Dede, Felipe Santana e Antonio da Silva estarão juntos de Lukasz Piszczek e Jakub Blaszczykowski para um jogo de despedida
Dede, Blaszczykowski e Piszczek (Photo by Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images)
No próximo sábado (7), o Signal Iduna Park, em Dortmund, receberá mais de 70 mil torcedores para uma partida comemorativa e de "despedida" de duas lendas polonesas da história do clube, Lukasz Piszczek e Jakub Blaszczykowski, que marcaram época vestindo a camisa Auri-Negra e agora se encontrarão mais uma vez junto de ex-companheiros de BVB e amigos pessoais.
Para a realização deste jogo emblemático, o evento foi carinhosamente apelidado de "Abschiedszczpiel", fazendo uma espécie de jogo de palavras com "Abschiedsspiel", que quer dizer "Partida de Despedida" em alemão, e também de "Tschüssikowski, misturando "Tschüss" que é "Tchau" em alemão. O fato é que o Borussia Dortmund contava com poloneses em sua fundação em 1909: Józef "Josef" Kuhl e Jakob "Jakub" Rynkowski.
Tendo se aposentado em 2023, no Wisla Kraków, "Kuba" Blaszczykowski é um jogador que deixou sua marca perpetuada na alma dos torcedores do Borussia Dortmund. Chegando no clube em 2007 por um pouco mais de três milhões de euros, ele não causou muita desconfiança dos torcedores porque sempre demonstrou muita dedicação no treinos e nos jogos. Naquela época, o treinador Thomas Doll que foi fundamental para integrar Blaszczykowski ao time, permitindo que ele se destacasse como um jogador importante até a chegada de Jürgen Klopp em 2008.
Os poloneses comemorando título da DFB-Pokal (PATRIK STOLLARZ/AFP/GettyImages)
Sob a liderança de Klopp, o Dortmund conquistou dois títulos da Bundesliga (2010/11 e 2011/12) e uma Copa da Alemanha (2011/12), com Błaszczykowski contribuindo enormemente para esses sucessos, sendo uma peça crucial no famigerado "Gegenpressing" de Klopp, um futebol rock & roll que encantava a todos que paravam paravam para assistir o Dortmund na Bundesliga e em torneios internacionais. Kuba, assim como Piszczek, também fez parte do vice-campeonato da UEFA Champions League 2012/13 e dos títulos da Supercopa da Alemanha 2013/14 e 2014/15. Kuba passou a temporada 2015/16 cedido por empréstimo à Fiorentina, da Itália, e deixou o BVB em 2016 rumando ao VfL Wolfsburg após 253 jogos, 32 gols e 52 assistências.
Atualmente com 39 anos, "Piszcu", como é conhecido pelos mais íntimos, vem trabalhando como auxiliar técnico de Nuri Sahin no Borussia Dortmund após toda uma história de identificação construída internamente, com o início em 2010, chegando para o reforçar o time de Jürgen Klopp em julho daquele ano como agente livre após término de contrato com o Hertha BSC. Ex-lateral-direito, foram 382 jogos de Piszczek com a equipe do BVB, marcando 19 gols e significativas 67 assistências, duas Bundesligas (2010/11, 2011/12) conquistadas, três Copas da Alemanha (2011/12, 2016/17, 2020/21) e três Supercopas (2013/14, 14/15, 2019/20).
Piszczek ao lado de Antonio da Silva (Photo by Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images)
Quando deixou a equipe em 2021 para rumar ao Gockzakolwice, da Polônia, Lukas Piszczek não pôde ter uma despedida digna de sua altura pelo fato da pandemia do Coronavírus, que estava em andamento naquela época, impedindo uma despedida habitual na frente de mais de 80 mil torcedores, como acontece com todo jogador importante da história do clube do preto e amarelo do Ruhrgebiert.
Para o evento do próximo sábado, Piszczu e Kuba fizeram combinaram dois times diferentes. Os brasileiros Dede, Felipe Santana e Antonio da Silva estarão no time de Kuba que será comandado por Jürgen Klopp junto de Michael Zorc (ex-jogador e diretor esportivo) e Fritz Lünschermann (ex-treinador auxiliar).
O time que jogará ao lado de Kuba (Clique na Imagem).
Já no time de Lukasz Piszczek, nomes como Julian Brandt, Mats Hummels, Nuri Sahin (Treinador), Sebastian Kehl (Diretor Esportivo), Sokratis Papastathopoulos, Erik Durm e cia, comandados por Peter Pluta (ex-treinador auxiliar do BVB) e Peter Krawietz (treinador da base do BVB).
O time que estará junto de Piszczu (Clique na Imagem).
Esperamos que tenham gostado deste artigo! Com a suspensão do X no Brasil, estamos atuando nas Redes Sociais: Instagram, Threads e Bluesky, contamos com o seu apoio.
0 Comentários