Jogadores alemães em destaque pelo mundo
O mês de agosto representa o reinício de várias ligas europeias e não faltaram jogadores alemães em evidência na reta inicial da temporada. Confira quem começou bem em um novo clube e também destaques em profusão nos Estados Unidos!
Áustria
Após temporada pouco produtiva no Austria Lustenau, que acabou rebaixado, o atacante Ben Bobzien (21) voltou a ser emprestado pelo Mainz 05, novamente para um clube do futebol austríaco: o Austria Klagenfurt. Desta vez, seu início é bem mais promissor, uma vez que o jovem já marcou cinco gols em seus primeiros sete jogos da temporada e tem sido titular absoluto. Atuando em uma dupla móvel de ataque, Bobzien pode finalmente afirmar-se no futebol profissional.
Situação semelhante vive o extremo esquerdo Maurice Malone (24). Emprestado pelo Basel ao Austria Wien, Malone marcou em dois jogos seguidos da Bundesliga (um empate por 1-1 e uma vitória por 2-1) e também superou sua marca goleadora da temporada passada, na liga suíça. Novos clubes, novas perspectivas!
Bélgica
Patrick Pflücke (27) conquistou de vez uma vaga na equipe titular do KV Mechelen (titular em todos os jogos dessa temporada, após alternar entre o banco e o campo no ano passado) e tem feito por merecer seus minutos. O extremo converteu-se em um ala pelo corredor direito e criou oito chances nos quatro jogos disputados pelo seu clube em agosto, com direito a uma assistência.
Escócia
Melhor ambientado ao Celtic (foi contratado durante a janela de janeiro), Nicolas-Gerrit Kühn (24) é outro extremo/atacante alemão a iniciar a temporada europeia em grande estilo: o jogador que passou pelo time B do FC Bayern marcou ou distribuiu uma assistência em todas as partidas do clube escocês no mês de agosto, sendo três pela liga nacional e uma pela copa. Ao final, foram três gols e três passes para gol em quatro partidas, um desempenho excepcional.
Estados Unidos
Repleta de jogadores alemães (são 19, no total), a Major League Soccer deverá ser uma liga cada vez mais frequente nesta série de textos, especialmente após a contratação de Marco Reus (35) pelo LA Galaxy! A lenda do Borussia Dortmund saiu do banco para estrear no final do mês e causou impacto imediato, marcando um gol e dando uma assistência para outro.
O St. Louis City não vive uma grande temporada (ocupa atualmente apenas a vigésima quinta posição, de 29 possíveis), mas conta com dois reforços alemães para se recuperar: o meia Marcel Hartel (28, ex-St. Pauli) e o atacante Cedric Teuchert (27, ex-Hannover). Ambos marcaram na vitória por 2-1 do clube contra o vice-líder LA Galaxy, mostrando que serão jogadores importantes na MLS. A conexão entre os dois jogadores também funcionou na partida anterior, um empate por 4-4 contra o Portland Timbers. Hartel e Teuchert se juntam a Eduard Löwen (27), outro alemão titular habitual no St. Louis City, formando uma trinca poderosa para os padrões da liga.
Lançada em 2022, a MLS NEXT Pro é uma liga composta por 29 times, sendo alguns independentes e outros considerados como os times reservas de algumas equipes da principal divisão dos Estados Unidos. A liga visa oferecer um caminho extra para que jovens jogadores se afirmem no futebol profissional e é nesse contexto que Luis Müller (23), atacante do Los Angeles FC, tem brilhado. Formado nas categorias de base do Energie Cottbus e posteriormente transferido a uma equipe de faculdade nos Estados Unidos, Müller foi às redes quatro vezes no mês de agosto, aumentando sua marca total de gols para oito em 12 partidas. Oportunidades na equipe principal tem sido escassas, mas podem aumentar caso ele mantenha seu recorde prolífico.
Espanha
A grande notícia em solo espanhol é o belo começo de temporada do FC Barcelona do treinador Hansi Flick: quatro jogos, quatro vitórias e liderança de LaLiga! O clube catalão encerrou o mês com uma goleada avassaladora diante do Real Valladolid, por 7-0.
França
Contratado em definitivo após um empréstimo bem sucedido, o defensor Thilo Kherer (27) segue em boa forma no AS Monaco treinado por Adi Hütter. Presente em todos os minutos dos dois jogos iniciais da Ligue 1, o alemão viu seu time conquistar duas vitórias e terminar o mês sem sofrer um único gol.
Emprestado pelo Borussia Dortmund com uma opção de compra, o atacante Youssoufa Moukoko (19) terá o OGC Nice como uma nova oportunidade para ganhar sequência de jogo, algo que não vinha se concretizando na Alemanha. Ainda bastante jovem, o talentoso alemão precisa de regularidade em campo para seguir se desenvolvendo — será que veremos isso na França?
Holanda
O lateral esquerdo Mats Köhlert (26), no SC Heerenveen desde 2022, tem sido cada vez mais influente na equipe a cada temporada e tem grande importância para a criação de jogadas da equipe. Apesar do baixo retorno em assistências na Eredivisie (três e duas nas últimas temporadas), o número de chances criadas por Köhlert sugere que ele poderia estar melhor colocado nessa lista caso seus companheiros fossem mais eficientes. As três primeiras rodadas da Eredivisie viram o lateral distribuir seis passes para finalização, dos quais um gerou diretamente um gol.
Inglaterra
Completamente integrado ao Arsenal, Kai Havertz (25) iniciou a temporada assim como encerrou a anterior: garantindo pontos importantes ao clube inglês a partir de gols e assistências. Após gol e assistência na vitória (2-0) contra o Wolverhampton, também deixou sua marca no empate (1-1) contra o Brighton.
Após reconduzir o St. Pauli de volta à primeira divisão alemã, o treinador Fabian Hurzeler, de apenas 31 anos, optou por deixar os Piratas para assumir o comando técnico do Brighton & Hove Albion, tornando-se o treinador mais jovem da história da liga inglesa. O começo é bem promissor: vitórias contra Everton (3-0), Manchester United (2-1) e Crawley (4-0, jogo válido pela Copa da Liga) antecederam um empate diante do Arsenal (1-1), um dos favoritos ao título. O elenco das Gaivotas perdeu o meia Pascal Gross (contratado pelo Borussia Dortmund), mas conta com um reforço diretamente da Bundesliga: o promissor Brajan Gruda (20), que ainda não fez sua estreia.
Japão
Recém-chegado ao Japão, o meia Tolgay Arslan (34) tem causado um impacto muito positivo no Sanfrecce Hiroshima: desde sua contratação, o clube venceu cinco partidas consecutivas na JLeague, assumindo a liderança da competição, que começa a entrar em sua reta final. Arslan marcou dois gols na vitória contra o Cerezo Ozaka (2-0) e também fez seu primeiro hat-trick pelo Sanfrecce Hiroshima diante do FC Tokyo (3-2). Ademais da sequência positiva na liga nacional, Arslan também marcou um gol em confronto válido pela Copa do Imperador (vitória por 2-0 vs Ehime FC). Imparável!
Suíça
O extremo Pius Dorn (27) e o atacante Sinan Karweina (25) são outra dupla alemã que promete entregar bastante ao longo da temporada. Onipresente nas escalações do FC Luzern nesta temporada, os dois produziram gols nas três partidas disputadas pelo clube durante o mês de agosto e os resultados foram condizentes: três vitórias em três jogos. O desempenho positivo ajudou a impulsionar o FC Luzern para a briga no topo da tabela, uma realidade que pouco se observou nas últimas temporadas do campeonato suíço.
0 Comentários