Pesquisar

Analisando possíveis substitutos para Serhou Guirassy

Utilizando estatísticas para encontrar novos reforços

A surpreendente temporada do VfB Stuttgart, que deixou a briga contra o rebaixamento em 22/23 para garantir a vice-liderança e uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League em 23/24, não passou despercebida aos olhos de outros clubes e treinadores. Além de ter contribuído com quatro jogadores para o elenco alemão da EURO 2024, os Suábios tem sofrido bastante para segurar alguns de seus principais destaques.

Ao performar em um nível acima do esperado, de repente as cláusulas de rescisão de seus jogadores tornaram-se atrativas para outras equipes, por não serem tão altas, de acordo com o padrão atual do mercado: assim, o FC Bayern contratou o versátil defensor japonês Hiroki Ito (25) e o Borussia Dortmund oficializou um acordo com o zagueiro alemão Waldemar Anton (27). O clube tem trabalhado rapidamente para repor algumas de suas vendas e já anunciou oficialmente 8 reforços (excluindo jogadores que apenas tiveram sua opção de compra exercida).

Um fator de preocupação que segue é a possibilidade de saída de outro grande destaque da equipe: o atacante Serhou Guirassy, autor de 28 gols na última edição da Bundesliga. Segundo jornalistas especializados, o franco-guineense teria decidido deixar o clube rumo ao Borussia Dortmund, um dos interessados em ativar sua cláusula de saída por 18 milhões de euros.

A partir de diversas estatísticas, realizamos uma pesquisa e buscamos nomes viáveis para a reposição do atacante.

Guirassy comemora a classificação para a UCL - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

O papel de Guirassy

Antes de partir para a busca de alternativas, é necessário entender qual o papel de Guirassy na equipe do VfB Stuttgart. O atacante é obviamente importante por seu faro goleador (afinal, finalizou a temporada marcando mais de um gol a cada 90 minutos disputados na Bundesliga), mas também oferece outras qualidades ao treinador Sebastian Hoeness. Guirassy participava de maneira ativa das construções da equipe, baixando para receber a bola de costas (apoio frontal) e facilitando a progressão das jogadas ao encontrar um companheiro livre de frente para o gol adversário.

Exemplo de apoio frontal realizado por Guirassy - Foto: Sky Sports/editada

Ao receber a bola pouco pressionado, também se destacou bastante ao longo da temporada pelo apoio com giro, invertendo corredores antes de atacar a área para receber um cruzamento lateral. Várias das jogadas concluídas pela equipe contavam com a participação dele em sua origem, em movimentos que também geravam espaço para que o próprio atacante pudesse finalizar depois.

Exemplo de apoio com giro realizado por Guirassy - Foto: Sky Sports/editada

Apesar do baixo número de assistências (2) obtido pelo centroavante na Bundesliga, seu rendimento na temporada mostrou também que pode ser mais do que um goleador. Dentre todos os atacantes (jogadores classificados como 'FWs', de acordo com o FBRef) das cinco principais ligas da Europa, Guirassy destaca-se por apresentar números bem acima da média em relação ao volume de chances criadas.

Gols e chances criadas por 90 minutos

Além disso, ele é um jogador que se destacou bastante na temporada por estar sempre bem posicionado para receber em condições bem favoráveis, um forte jogo aéreo e uma eficiência muito acima da média ao converter suas finalizações.

Radar - Guirassy

Estatísticas em foco

Diante disso, foram selecionadas e combinadas de diferentes maneiras algumas estatísticas relevantes para a função que o centroavante costumava exercer no sistema construído por Sebastian Hoeness e que de alguma forma refletem suas características: número de toques no terço médio do campo, chances criadas por partida, volume/eficiência em jogo aéreo e também a qualidade de finalização.

Além disso, foram considerados jogadores em atividade nas cinco principais ligas europeias e também nos campeonatos de Países Baixos, Portugal, Bélgica e Brasil, a partir dos números totais da temporada passada. A pesquisa foi realizada somente com jogadores que disputaram um mínimo de 1080 minutos (12 jogos completos) em sua liga nacional.

46 nomes diferentes aparecem como resultado inicial da pesquisa. Ao filtrar essa primeira versão da lista, foram descartados (em vermelho) alguns nomes inviáveis (seja por status em seu clube atual ou uma renovação recente), jogadores acima dos 30 anos (por estarem em reta final de carreira) e outros com pouca experiência em divisões de elite. Ao final, sobraram 15 jogadores.

Lista prévia

Observação: Steve Mounié, que estava livre no mercado até o início desta pesquisa, assinou contrato recentemente com o FC Augsburg: não será a reposição de Guirassy, mas veremos o atacante na Bundesliga 24/25!

Análise da lista final

Selecionados os nomes presentes na lista final, foi feita uma comparação entre eles, retornando algumas estatísticas relevantes para a posição. É importante dizer que o contexto em que cada jogador está inserido pode afetar seus números, mas como a intenção aqui é encontrar um nome preparado para substituir Guirassy de maneira imediata, isso não foi levado firmemente em consideração: quanto mais parecido com o atacante do VfB Stuttgart, melhor. 

Os círculos em azul representam os três melhores valores para cada uma das estatísticas e o vermelho, os três piores. O volume de minutos de cada jogador foi levado em consideração para desempates.

Lista final

Opção A

Diante disso, uma primeira opção bastante interessante seria Gianluca Scamacca (25), da Atalanta. Provavelmente demandaria uma taxa de transferência elevada, mas ele preenche os requisitos buscados: tem uma boa proporção de toques no terço médio sem perder o contato com a área adversária e destaca-se criando chances para si mesmo ou para companheiros. Seu aproveitamento em duelos aéreos foi ruim (38.2%), porém tem potencial para crescer nesse quesito, se aprender a explorar melhor sua altura (1.95m). É também um jogador com experiência nos principais palcos do futebol mundial, tendo disputado a Champions League e a Eurocopa.

Radar - Scamacca

A comparação do atacante italiano mostra um perfil parecido e ele se aproxima do goleador do VfB Stuttgart em várias métricas.

Comparação entre Scamacca e Guirassy

Opção B

Ferran Jutglà seria outra opção interessante, de acordo com os números, porém parte disso é influenciado por suas atuações como extremo — portanto, o atacante do Club Brugge não seria um perfil tão interessante. Diante disso, é outro jogador do campeonato belga que surge como um candidato provável: Gustaf Nilsson. Autor de 12 gols na liga nacional, é um jogador forte no jogo aéreo e apresenta bons números em relação à criação de chances.

Radar - Gustaf Nilsson

Além disso, a liga belga tem se destacado recentemente por exportar jogadores ofensivos capazes de manterem seu rendimento em outros países: Deniz Undav, Loïs Openda e Victor Boniface, por exemplo, tiveram passagens de sucesso na Bélgica antes de chegarem à Alemanha. Sua comparação com Serhou Guirassy ficaria assim:

Comparação entre Gustaf Nilsson e Guirassy

Opção C

Por fim, uma terceira opção, sendo uma aposta interessante, é Nikola Krstovic, atacante do Lecce. O montenegrino de 24 anos mantém boa proporção entre toques no terço médio e na área ofensiva (assim como os nomes anteriores), apresentou desempenho acima da média no jogo aéreo e foi capaz de criar um número razoável de chances. Seu rendimento ao finalizar esteve abaixo das expectativas, porém é válido lembrar que o próprio Guirassy chegou à Alemanha sem ser um finalizador de destaque.

Radar - Nikola Krstovic

Pesa contra Krstovic a falta de experiência em palcos maiores, porém seria uma opção mais barata. Caso o clube opte por desembolsar um valor significativo para manter Deniz Undav em definitivo (fala-se em um valor dentre 25-30 milhões de euros), outro atacante precisaria ser menos custoso. Comparando seus números com Guirassy:

Comparação entre Nikola Krstovic e Guirassy

Considerações finais

Ao final, é importante lembrar que essa análise é apenas um ponto de partida, uma vez que a avaliação de um jogador nunca deveria estar restrita aos seus números — por si só, eles não servem como forma de avaliação geral. Observar partidas e fatores externos ao jogo continuam sendo parte importante do processo de contratações de jogadores.

Gostou da análise? Quais jogadores você indicaria para que o VfB Stuttgart consiga substituir Guirassy? Comente abaixo e diga também quais clubes e posições gostaria de ver futuramente por aqui!

Postar um comentário

0 Comentários