O desempenho de jogadores da Bundesliga na EURO
Após 36 partidas eletrizantes (algumas menos do que as outras, naturalmente) durante a fase de grupos e oito confrontos memoráveis durante as oitavas de final, com direito a um turbilhão de emoções, defesas milagrosas, gols nos instantes finais e algumas zebras relevantes, a EURO 2024 atingiu a fase de quartas de final. 24 seleções iniciaram o torneio e agora restam apenas oito na disputa pelo título.
Antes da reta final da competição, vejamos algumas estatísticas de destaque sobre o que aconteceu até aqui, com ênfase na participação de jogadores da Bundesliga.
Produção de gols
A Bundesliga tem tido destaque absoluto no que se refere ao número de gols marcados nesta edição da Eurocopa: nenhuma outra liga contribuiu com mais gols (21) do que a primeira divisão alemã e a vantagem para a segunda posição é bem grande.
Naturalmente, essa tendência também é refletida na lista de clubes que mais "contribuíram" com gols. O Borussia Dortmund, com seis jogadores, é quem cedeu mais jogadores para a lista de artilheiros da competição, seguido pelo FC Bayern (5). Bayer Leverkusen, TSG Hoffenheim e RB Leipzig aparecem com dois gols cada.
Os 21 gols marcados por jogadores que atuaram na Bundesliga durante a última temporada estão bem distribuídos, uma vez que nove clubes diferentes são representados nessa lista — até mesmo o lanterna SV Darmstadt se fez presente! A proporção de gols por equipes fica assim:
Dentre os jogadores mais eficientes ao finalizar, aparecem Jamal Musiala (FC Bayern), Niclas Füllkrug (Borussia Dortmund), Emre Can (Borussia Dortmund) e Romano Schmid (Borussia Dortmund). Os dois últimos marcaram seus gols na única finalização que realizaram até aqui.
Jamal Musiala, aliás, lidera a lista de artilheiros da competição e tem potencial para terminar a EURO como seu principal goleador. Niclas Füllkrug corre por fora por ser reserva na Alemanha, mas já provou seu faro de gols e também deve ser considerado. Além deles, outros jogadores da Bundesliga que marcaram mais de um gol e seguem na disputa são Harry Kane (2) e Donyell Malen (2).
A lista de jogadores com apenas um gol é mais extensa: após Emre Can e Romano Schmid, aparecem Christoph Baumgartner, Marcel Sabitzer, Dani Olmo, Patrik Schick, Florian Wirtz, Ruben Vargas, Andrej Kramaric, Michael Gregoritsch, Wout Weghorst e Klaus Gjasula. Ao todo, 16 jogadores diferentes da Bundesliga marcaram gols!
Criação de chances
Alguns dos jogadores que atuam na Bundesliga tem se destacado também pela capacidade de criar chances, seja a partir de um passe ou de uma finalização. É o caso de nomes como Joshua Kimmich, Xavi Simons, Marcel Sabitzer e Granit Xhaka, por exemplo. O segundo maior criador da competição não atua na liga local, mas é titular na seleção da Alemanha: Toni Kroos.
O melhor assistente da EURO, de maneira isolada, é Xavi Simons, do RB Leipzig. O jovem meia dos Países Baixos distribuiu três assistências, segue na disputa e tem um caminho favorável para atingir a final. Alvo de rumores constantes no mercado de transferências, Simons segue desfilando toda sua qualidade em campo. Apesar da grande quantidade de chances totais criadas, nenhum outro jogador do futebol alemão superou a marca de uma assistência até agora.
A capacidade criativa dos dois jogadores tornou Sabitzer e Baumgartner duas peças importantes durante a campanha da Áustria (uma seleção repleta de representantes da Bundesliga), treinada pelo alemão Ralf Rangnick. Tida como uma das sensações do campeonato, a Áustria acabou eliminada pela Turquia nas oitavas, no entanto.
Estatísticas defensivas
Defensivamente, também é possível destacar alguns nomes. Titular da Alemanha, o volante Robert Andrich (Bayer Leverkusen) se coloca acima da média no volume total e na eficácia de seus desarmes, assim como os zagueiros Willi Orban (RB Leipzig), Josip Stanisic (Bayer Leverkusen) e Dayot Upamecano (FC Bayern). Impressiona a presença do jovem meia Jamal Musiala no gráfico: além de dividir a artilharia do torneio, também contribui para a Alemanha durante a fase defensiva.
Apesar das críticas recentes e algumas polêmicas na imprensa alemã envolvendo Manuel Neuer, o veterano do FC Bayern faz um bom torneio, sendo o quinto goleiro que mais gols evitou (+2.4), de acordo com a métrica dos gols esperados. O alemão sofreu apenas dois gols no caminho até as quartas de final, e um desses gols foi contra. Sua defesa em diante de Rasmus Hojlund, na partida das oitavas de final contra a Dinamarca, por exemplo, foi importantíssima para a classificação da Alemanha — esperamos que Neuer siga em boa forma.
Titular da Bélgica, Koen Casteels fez um bom torneio também, apesar da eliminação precoce diante da França. O goleiro, que completou a temporada passada pelo VfL Wolfsburg, sofreu apenas dois gols (um contra) nas quatro partidas que disputou. Péter Gulácsi (cinco gols sofridos em três jogos) e Matej Kovar (um gol sofrido em um jogo) completam a lista de goleiros da Bundesliga que disputaram a competição.
A temporada local se encerrou faz tempo, mas a Bundesliga segue em evidência no futebol mundial!
0 Comentários