Pesquisar

A Bundesliga 2023/24 em números: quais foram os destaques do torneio?

Confira os destaques do torneio, de acordo com certas estatísticas

Após 34 rodadas espalhadas por 10 meses, encerrou-se mais uma grande temporada da Bundesliga. O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso fez história ao sagrar-se o primeiro campeão invicto da era moderna do futebol alemão, encantando espectadores ao redor do mundo. Individualmente, vimos Harry Kane bater o recorde de gols de um estreante na liga, marcando 36 gols em 32 partidas, e o jovem Florian Wirtz receber o prêmio de melhor jogador da temporada.

Kane, Xabi Alonso e Wirtz - Fotos: Alex Pantling, Ina Fassbender e Alex Grimm/Getty Images

O domínio do Bayer Leverkusen esteve refletido também na seleção oficial da temporada, que contou com os reforços Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka e Victor Boniface. O atacante nigeriano, aliás, foi eleito o Rookie of the Season, prêmio concedido ao melhor jovem do torneio.

Seleção oficial da temporada - Reprodução: Bundesliga

Os prêmios tradicionais da Bundesliga param por aí, no entanto. A partir de algumas estatísticas, vejamos quais clubes e jogadores se destacaram ao longo de toda a temporada.

Observação: todas as estatísticas estão corretas até 23 de maio de 2024. Pequenas variações entre um dado ou outro (em relação aos expected goals, por exemplo) se explicam pela coleta em fontes diferentes, que podem adotar modelos distintos.

Progresso por rodada

A soberania do Bayer Leverkusen é também refletida pela quantidade de rodadas em que estiveram no primeiro posto da tabela de classificação. Após reassumir a liderança na décima quarta rodada, o clube nunca mais saiu de lá. Surpreende que o FC Bayern tenha ocupado tal posto apenas duas vezes na temporada. As outras equipes que compõem o top 6 demonstram certa regularidade, com destaque para a presença do VfB Stuttgart no G4 desde a nona rodada.

Histórico por rodada do top 6

Na outra metade da tabela, o destaque principal fica por conta da arrancada espetacular do Mainz 05, que cresceu muito de rendimento com a chegada do treinador Bo Henriksen e escapou diretamente do rebaixamento, mesmo tendo estado entre os três piores times da Bundesliga por 30 rodadas! O FC Union Berlin, que se livrou apenas na última rodada (com um gol já nos acréscimos), chegou a ocupar a liderança do torneio em seus estágios iniciais.

Histórico por rodada dos últimos seis colocados

Clubes que mais evoluíram: Bayer Leverkusen e VfB Stuttgart

Considerando os 16 clubes que disputaram as duas últimas edições da Bundesliga, o Leverkusen de Xabi Alonso e o VfB Stuttgart de Sebastian Hoeness foram as duas equipes que mais elevaram seu rendimento em pontos, coletando QUARENTA pontos a mais do que na temporada anterior. Apesar de terminar em 3° lugar, o FC Bayern somou um ponto a mais do que em 22/23, quando sagrou-se campeão.

No sentido contrário, temos o Union Berlin (29 pontos a menos), o SC Freiburg (17 pontos a menos) e o FC Köln (15 pontos a menos) como as três principais equipes que mais decaíram. O clube da capital, que disputou a UEFA Champions League pela primeira vez em sua história, sofreu bastante ao longo da temporada e por muito pouco não terminou a Bundesliga sendo rebaixado — a décima quinta colocação foi um decréscimo enorme em relação ao quarto lugar conquistado na temporada passada. 

Diferença em pontuação entre as duas últimas temporadas

Analisando os expected goals produzidos e cedidos, também é possível perceber os padrões de evolução e queda das equipes citadas anteriormente. Além disso, interessante notar que a produção ofensiva e defensiva do Borussia Dortmund caiu significativamente, algo que se refletiu na temporada de altos e baixos do clube.

Variação entre xG e xGA entre as duas últimas temporadas

Melhor bola parada: Thomas Tuchel, Xabi Alonso e Frank Schmidt

As equipes que mais se destacaram em jogadas de bola parada foram o FC Bayern, o Bayer Leverkusen e o novato FC Heidenheim. Ao todo, foram 198 gols originados em situações assim na Bundesliga (excluindo pênaltis) e os gols marcados por esses três clubes correspondem a quase 25% do valor total. Além da eficiência ao concretizar essas jogadas, também demonstraram uma defesa bem sólida.

Desempenho em bola parada

No caso do FC Heidenheim, vale destacar Jan-Niklas Beste. O extremo esquerdo de 25 anos é o segundo jogador que mais criou finalizações (60) a partir de jogadas de bola parada, e o líder em gols gerados (8) dessa maneira, sendo uma peça fundamental no desempenho acima do esperado do pequeno clube do sudoeste da Alemanha. Cobrador oficial de escanteios da equipe, ele geralmente direciona suas cobranças para a região da primeira trave e registrou cinco assistências.

Desempenho de Beste cobrando escanteios

Os artilheiros mais e menos eficientes: Guirassy e Sallai

A temporada espetacular de Serhou Guirassy, atacante do VfB Stuttgart, é também refletida nos números. Ao lado de Benjamin Sesko, que encerrou a temporada marcando em sete jogos consecutivos, ele foi o finalizador mais eficaz da Bundesliga, com um saldo positivo de 6.4 (variação entre expected goals e gols marcados). Harry Kane também aparece na lista, assim como uma dupla do FC Heidenheim, Erin Dinkçi e Jan-Niklas Beste. Performar acima das expectativas ao finalizar é um fator que certamente explica a boa temporada do FCH.

Finalizadores mais eficazes da Bundesliga 23/24

Autor de 28 gols em 28 partidas, Guirassy concentrou grande parte de suas finalizações na região central da grande área. Apesar de arriscar chutes de longa distância com pouca frequência, ele ainda foi capaz de marcar quatro gols ao finalizar de fora da área, mostrando um aproveitamento muito bom. Foi a primeira vez na carreira em que ele mostrou tamanha eficiência na frente do gol, então vale a pena acompanhar a próxima temporada para ver se esse nível se mantém.

Mapa de finalizações de Guirassy

Por outro lado, é Roland Sallai, do SC Freiburg, quem recebe o prêmio de pior finalizador da temporada. O extremo foi peça importante da equipe, mas encerrou a temporada em uma sequência de 13 jogos seguidos sem marcar. O SC Freiburg foi a segunda equipe que pior finalizou (-6.4) ao longo do ano, e a presença de dois de seus jogadores no top 10 ajuda a explicar isso. A surpresa na lista fica por conta do atacante Victor Boniface, que fez uma grande temporada de estreia na Bundesliga, mas poderia ter marcado ainda mais gols.

Finalizadores menos eficazes da Bundesliga 23/24

A presença de Leroy Sané não é novidade (até o gol diante do Real Madrid, ficou 25 partidas sem marcar, somando todas as competições pelo FC Bayern). Finalizar tantas vezes de fora da área (acumula xG em situações de baixa probabilidade para marcar) é um fator importante a ter em conta ao analisar seu caso específico, mas o meia-atacante do FC Bayern tem sido pouco eficaz desde que chegou à Alemanha. A região vermelha no gráfico abaixo mostra que Sané tem estado abaixo das expectativas em boa parte das três das quatro últimas temporadas.

Aproveitamento de Sané em finalizações

Goleiros de destaque: Michael Zetterer

A partir de uma lógica semelhante (mas considerando apenas as finalizações que vão em direção ao gol), podemos avaliar o desempenho dos goleiros na competição. Considerando apenas os goleiros que disputaram ao menos dez partidas, é Michael Zetterer, do Werder Bremen, quem lidera a lista geral de 'gols evitados'. Ajustando esses valores a cada 90 minutos disputados, ele segue em primeiro lugar, seguido por Peter Gulácsi.

Baumann também fez boa temporada e impressiona o volume de finalizações com que teve que lidar (211). Proporcionalmente, apenas Marcel Schuhen, do lanterna SV Darmstadt, sofreu mais do que ele. A classificação do TSG Hoffenheim para competições europeias certamente veio com um peso grande de seu goleiro. A boa fase rendeu a ele uma convocação para a Eurocopa.

Eficiência de goleiros na Bundesliga 23/24

Melhores dribladores: Musiala e... Brajan Gruda.

Claro, não poderia faltar a categoria dos dribles. Alguns nomes usuais aparecem bem posicionados aqui, como Jamal Musiala, Leroy Sané, Florian Wirtz e Jadon Sancho, mas é importante notar a aparição do jovem Brajan Gruda (19), destaque do Mainz 05. Dentre todos os jogadores da Bundesliga com volume superior a 900 minutos e que arriscam pelo menos um drible por partida, Gruda é o segundo jogador que mais tenta jogadas desse tipo e mantém uma taxa de acerto acima da média. Apesar de ser apenas a sua primeira temporada como profissional, o extremo direito já tem mostrado flashes de seu potencial e teve participação importante na campanha de recuperação do Mainz 05.

Volume e eficiência em dribles na Bundesliga 23/24

Variedade de gols

Ao dividir os gols marcados por cada equipe em cinco categorias diferentes (gols com bola rolando, gols em jogadas de bola parada, contra-ataques, pênaltis e gols contra), podemos observar quais as principais tendências de cada uma delas. O VfB Stuttgart, por exemplo, foi a equipe que mostrou maior proporção de seus gols em jogadas de bola rolando (81%), enquanto que 36% dos gols do FC Köln aconteceram após jogadas de bola parada.

Proporção de gols marcados por equipe

Eintracht Frankfurt, RB Leipzig e FC Heidenheim foram algumas das equipes que se destacaram por marcar gols em jogadas de contra-ataque: tendo acontecido de maneira previamente organizada ou não, é algo que faz sentido se analisarmos as armas ofensivas desses elencos. Angsar Knauff (SGE), Erin Dinkçi (FCH) e a dupla de ataque Loïs Openda e Benjamin Sesko (ambos do RBL), por exemplo, estão dentre os jogadores mais velozes de toda a liga.

Média de gols por temporada

O sucesso absoluto da temporada também esteve refletido no número de gols marcados a cada partida da Bundesliga, que cresceu nas últimas quatro temporadas. A marca de aproximadamente 3.22 gols por jogo representou o maior volume desde a temporada 1967/87, quando foram marcados 990 gols em 306 partidas.

Média de gols por temporada da Bundesliga

Ofensivamente, foi o FC Bayern quem mais contribuiu para o aumento dessa média, marcando 94 vezes. Apesar da campanha decepcionante, os bávaros golearam o VfL Bochum por 7-0, o Mainz 05 por 8-1 e também o SV Darmstadt por 8-0.

Postar um comentário

0 Comentários