Pesquisar

Federação Alemã quer mais transparência com o VAR

VAR em ação na partida entre Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, em 2021. (Joosep Martinson/Getty Images).

A Federação Alemã de Futebol quer mais transparência na utilização da arbitragem de vídeo nos jogos da Bundesliga.

Segundo o porta-voz da comissão de arbitragem da DFB, Alex Feuerherdt, está nos planos da Federação tornar pública a comunicação entre os assistentes do VAR e a arbitragem responsável pelo jogo, ao menos parcialmente, para além de anunciar nos estádios e na transmissão a medida que está sendo tomada no lance em questão que esteja sendo analisado. 

Ainda não há uma previsão de quando será introduzido a "melhoria", porém a intenção é que já comece nesta temporada. 

“Estamos em intensas discussões e planejamento, estamos confiantes que implementaremos ainda nesta temporada. Será em um formato que o rádio também será ouvido durante determinadas revisões durante o jogo", disse Feuerherdt à dpa.

No entanto, é necessária aprovação da FIFA e da International Football Association Board, órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol. Como teste, em março deste ano, a IFAB aprovou a ideia de exibir a tomada de decisão do VAR ao vivo para os presentes nos estádios e nas transmissões durante a Copa do Mundo Feminina.

“Não sabemos se nos darão a permissão. Mas se a possibilidade for para frente, então será concebivel. Apoiamos tudo que dê mais transparência às pessoas nos estádios".

Decisões da arbitragem sempre são centro de polêmicas, esteja o VAR envolvido ou não. Nas últimas semanas, as discussões a cerca da tecnologia e transparência voltaram à tona após um erro gravíssimo ocorrido na Premier League que acabou por prejudicar o Liverpool ao ter um gol injustamente anulado. Na Alemanha, o assunto voltou a ser comentado após um jogo entre Eintracht Frankfurt e Wolfsburg válido pela Frauen-Bundesliga, no qual a equipe das Águias acabou sendo lesada por uma decisão errônea da árbitra da partida - lembrando que o recurso da arbitragem de vídeo não está disponível na competição.

Postar um comentário

0 Comentários