Jogadores alemães em destaque ao redor do mundo
A pausa para a Data FIFA é uma boa oportunidade para observar o rendimento de jogadores em contextos diferentes. A primeira convocação de Julian Nagelsmann contou com três estreantes (Andrich, Führich, Behrens) e sete nomes em atividade fora da Alemanha (Leno, ter Stegen, Rüdiger, Thiaw, Gross, Gundogan, Havertz). Confira alguns dos destaques alemães neste começo de temporada europeia.
Áustria
Um jovem atacante alemão tem se destacado no começo de temporada na Áustria: Sinan Karweina (24). Formado nas categorias de base do Köln, Karweina assumiu o posto de titular absoluto do Austria Klagenfurt e tem correspondido muito bem. Até então, foram oito gols marcados (cinco na liga e três na copa nacional) e quatro assistências (todas na liga) em apenas 11 jogos disputados. Seu rendimento melhorou significativamente ao ser utilizado como centroavante: na temporada passada, foi ponta direita e marcou apenas três gols.
Bélgica
Na Pro League, quem tem brilhado é Dennis Eckert Ayensa (26), outro atacante. O alemão foi às redes sete vezes na temporada, incluindo dois gols na UEFA Europa League. Ayensa é titular do Royale Union Saint-Gilloise, atual líder do campeonato belga. Assim como Karweina, ele contou com um papel reduzido na temporada passada (o elenco do USG contava com Victor Boniface, hoje no Bayer Leverkusen) e se firmou como titular na época atual.
Espanha
Recém transferido ao Barcelona, Ilkay Gündogan (32) manteve sua boa forma. O volante tem sido titular com bastante frequência em seu novo clube e, entre La Liga e UEFA Champions League, já distribuiu quatro assistências.
EUA
O calendário norte-americano não segue o padrão europeu: nos Estados Unidos, a temporada está se encaminhando para a reta final e dois nomes já conhecidos na liga voltaram a se destacar. Kai Wagner, lateral esquerdo do Philadelphia Union, e Hany Mukhtar, meia-atacante do Nashville, seguem entre os melhores jogadores da Major League Soccer.
Wagner, que já foi sondado por várias equipes da Europa em janelas anteriores, distribuiu sete assistências nas 27 partidas que fez até aqui, enquanto Mukhtar marcou 15 vezes e criou outros oito. Os alemães tem sido dois dos melhores de suas posições na liga de maneira consistente.
Holanda
Goleiro titular do FC Twente, Lars Unnerstall (33) vive boa fase. Ele é um dos pilares da equipe, que atualmente ocupa a terceira colocação e tem a segunda melhor defesa do campeonato. Após oito partidas na liga nacional, Unnerstall sofreu apenas quatro gols - ele vem de uma sequência de três jogos seguidos sem ter sua baliza violada.
Inglaterra
A Premier League conta com dois nomes em destaque - ambos presentes na convocação de Julian Nagelsmann. Bernd Leno deu seguimento ao bom primeiro ano que fez no Fulham e já coleciona três clean sheets na temporada, com destaque para a partida contra o Everton, quando realizou noves defesas e evitou 3.31 gols, segundo a métrica dos gols esperados (expected goals).
Pascal Gross, do Brighton, também manteve sua boa forma e já marcou três gols (incluindo um tento contra o Manchester United, em Old Trafford) desde que a temporada começou. Ele recebeu sua primeira convocação para a seleção alemã ainda neste ano e fez o suficiente para convencer Nagelsmann a levá-lo nesta Data FIFA.
Itália
Jeremy Toljan (29) não cumpriu as expectativas que se esperavam dele no início da carreira, mas se estabeleceu como peça importante do Sassuolo. Titular sempre que esteve em campo nesta temporada, o lateral alemão distribuiu três assistências na Serie A, duas a menos do que o líder do torneio.
O promissor zagueiro Malick Thiaw (22) é outro nome que se firmou em sua equipe. Após entrar e sair da equipe em um rodízio frequente desde que chegou à Itália, Thiaw parece ter consolidado seu posto como titular do Milan, uma vez que iniciou nove dos dez jogos disputados pelo clube italiano até aqui. As boas exibições do defensor ajudaram a colocar o Milan na liderança isolada da Serie A.
Suíça
Velho conhecido da Bundesliga, Max Meyer (28) reencontrou seu futebol na Suíça. Considerando as partidas de Conference League, liga nacional e copa nacional, ele gerou oito tentos (três assistências e cinco gols). Apesar dos seus esforços, o FC Luzern foi eliminado na fase classificatória da competição europeia, ocupa apenas a sétima posição na liga local e está distante do líder. Meyer, no entanto, não é o único alemão em evidência no país: Varol Tasar, ponta direita do Yverdon-Sport FC, tem sido titular em seu clube e já marcou quatro vezes.
0 Comentários