Pesquisar

Os números do mercado de transferências - Bundesliga 2023/2024

Confira os principais destaques da janela de verão

Passando pela venda de Jude Bellingham, a contratação de Harry Kane e os mercados robustos de clubes como RB Leipzig e Union Berlin, a janela de transferências do verão europeu foi movimentada como nunca. Recordes foram quebrados e, ao todo, 146 novos nomes chegaram à Alemanha. Quem contratou mais? Quais foram os reforços mais caros da temporada? Confira alguns dos destaques do mercado.

Os números de contratações e valores gastos incluem opções de compras exercidas por jogadores que estavam emprestados ao clube. Todos os valores foram extraídos do Transfermarkt e não incluem possíveis bônus - nos poucos casos em que o valor da transferência não foi divulgado, considerou-se zero.

Investimento total

Impulsionado pela contratação de Harry Kane, o FC Bayern foi o clube que mais investiu nesta janela, superando a marca de 150 milhões de euros. O RB Leipzig não ficou muito atrás, também superando essa marca. Fechando o top 3, mas já bem abaixo dos dois primeiros, vem o Bayer Leverkusen (82.8)

Recém promovidos, FC Heidenheim (2.3) e SV Darmstadt (3.8) encontram-se entre os clubes de menor investimento para a temporada, acompanhados de perto por VfL Bochum (2.5) e FC Köln (2.5). Destaca-se a presença do Stuttgart no pelotão intermediário: após escapar raspando do rebaixamento na última temporada, os Suábios gastaram mais de 20 milhões de euros para reforçar seu elenco.

Investimento total

Total de contratações

Ninguém contratou mais do que o Eintracht Frankfurt: foram 16 reforços anunciados! As Águias renovaram bastante seu plantel, desfazendo-se de vários jogadores e montando um novo grupo de jogadores para a temporada. Disputando a UEFA Champions League pela primeira vez em sua história, o Union Berlin também esteve bastante ativo no mercado, contratando 12 novos jogadores.

Apesar do dinheiro oriundo da venda de Jude Bellingham, o Borussia Dortmund (4) pouco contratou, superando apenas o SC Freiburg (3) na lista. Após falhar em diversos alvos (Bella-Kotchap e Palhinha no Deadline Day), o FC Bayern encerrou a janela com 5 novos reforços. Mainz e Werder Bremen mantiveram boa parte de seus elencos, com reforços pontuais para repor saídas importantes - Kownacki chegou para preencher a vaga de Füllkrug, por exemplo.

Total de contratações

Relação investimento vs total de contratações

Clubes como Union Berlin, VfB Stuttgart e VfL Bochum foram capazes de contratar um número de jogadores acima da média da Bundesliga gastando valores menores em relação a Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen, por exemplo. Por outro lado, FC Bayern e Borussia Dortmund estiveram acima da média em valores investidos, mesmo contratando pouco.

Investimento vs reforços

Contratações mais caras

Harry Kane tornou-se a contratação mais cara da história da Bundesliga, custando 100 milhões de euros ao FC Bayern. Kim Min-jae, também do Bayern, foi o segundo jogador mais caro da janela, contratado pela metade do valor do artilheiro inglês. As janelas agressivas de RB Leipzig e Bayer Leverkusen foram refletidas no top 20: os Touros contam com seis nomes na lista e a equipe de Xabi Alonso, com três.

Loïs Openda, por sinal, é a contratação mais cara da história do RB Leipzig, assim como Robin Gosens no Union Berlin e Mergim Berisha no TSG Hoffenheim. Em busca de um substituto para Jude Bellingham, o Borussia Dortmund pagou 49 milhões de euros para buscar a dupla Felix Nmecha (VfL Wolfsburg) e Marcel Sabitzer (FC Bayern).

Top 20 contratações

Vendas mais caras

O Top 20 com as vendas mais caras da atual janela de transferências é encabeçado por Jude Bellingham, que deixou o Borussia Dortmund rumo ao Real Madrid por cerca de 103 milhões de euros. Negociado no último dia da janela, Randal Kolo Muani (95) o acompanha de perto: o atacante francês retornou um lucro considerável para o Eintracht Frankfurt, já que foi contratado a custo zero.

O RB Leipzig arrecadou bastante dinheiro com a venda de três jogadores de seu time titular (Gvardiol, Szoboszlai e Nkunku) e o FC Bayern foi capaz de capitalizar com atletas que pouco mostraram na Baviera, como Sadio Mané e Ryan Gravenberch. No top 20, notável a presença do VfB Stuttgart com duas grandes vendas, que garantem maior tranquilidade financeira ao clube.

Top 20 vendas

Balanço final

Ao analisarmos a relação gasto x arrecadação de cada um dos 18 clubes da Bundesliga, novamente o RB Leipzig se destaca - o clube gastou como nunca, mas suas vendas o permitiram encerrar a janela com um lucro de quase 90 milhões. O valor pago pelo Paris Saint-Germain por Kolo Muani tem um peso enorme no resultado do Eintracht Frankfurt: assim como o RB Leipzig, o clube registrou a maior arrecadação de sua história em uma única janela.

Impulsionado pela receita que receberá por disputar a fase de grupos da UEFA Champions League, o Union Berlin gastou bastante, mesmo que não tenha recebido muito ao vender jogadores. De olho em uma possível briga pelo título, o Bayer Leverkusen não poupou esforços para qualificar seu elenco e também encerrou a janela gastando mais do que arrecadou com vendas.

Balanço gasto x arrecadação

O período de transferências sempre reserva várias emoções aos torcedores, da frustração a empolgação. Qual sua avaliação sobre os negócios de seu clube nessa temporada? Comente!

Postar um comentário

0 Comentários