Confira os principais destaques da janela de verão
Passando pela venda de Jude Bellingham, a contratação de Harry Kane e os mercados robustos de clubes como RB Leipzig e Union Berlin, a janela de transferências do verão europeu foi movimentada como nunca. Recordes foram quebrados e, ao todo, 146 novos nomes chegaram à Alemanha. Quem contratou mais? Quais foram os reforços mais caros da temporada? Confira alguns dos destaques do mercado.
Os números de contratações e valores gastos incluem opções de compras exercidas por jogadores que estavam emprestados ao clube. Todos os valores foram extraídos do Transfermarkt e não incluem possíveis bônus - nos poucos casos em que o valor da transferência não foi divulgado, considerou-se zero.
Investimento total
Impulsionado pela contratação de Harry Kane, o FC Bayern foi o clube que mais investiu nesta janela, superando a marca de 150 milhões de euros. O RB Leipzig não ficou muito atrás, também superando essa marca. Fechando o top 3, mas já bem abaixo dos dois primeiros, vem o Bayer Leverkusen (82.8)
Recém promovidos, FC Heidenheim (2.3) e SV Darmstadt (3.8) encontram-se entre os clubes de menor investimento para a temporada, acompanhados de perto por VfL Bochum (2.5) e FC Köln (2.5). Destaca-se a presença do Stuttgart no pelotão intermediário: após escapar raspando do rebaixamento na última temporada, os Suábios gastaram mais de 20 milhões de euros para reforçar seu elenco.
Total de contratações
Ninguém contratou mais do que o Eintracht Frankfurt: foram 16 reforços anunciados! As Águias renovaram bastante seu plantel, desfazendo-se de vários jogadores e montando um novo grupo de jogadores para a temporada. Disputando a UEFA Champions League pela primeira vez em sua história, o Union Berlin também esteve bastante ativo no mercado, contratando 12 novos jogadores.
Apesar do dinheiro oriundo da venda de Jude Bellingham, o Borussia Dortmund (4) pouco contratou, superando apenas o SC Freiburg (3) na lista. Após falhar em diversos alvos (Bella-Kotchap e Palhinha no Deadline Day), o FC Bayern encerrou a janela com 5 novos reforços. Mainz e Werder Bremen mantiveram boa parte de seus elencos, com reforços pontuais para repor saídas importantes - Kownacki chegou para preencher a vaga de Füllkrug, por exemplo.
Relação investimento vs total de contratações
Clubes como Union Berlin, VfB Stuttgart e VfL Bochum foram capazes de contratar um número de jogadores acima da média da Bundesliga gastando valores menores em relação a Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen, por exemplo. Por outro lado, FC Bayern e Borussia Dortmund estiveram acima da média em valores investidos, mesmo contratando pouco.
Contratações mais caras
Harry Kane tornou-se a contratação mais cara da história da Bundesliga, custando 100 milhões de euros ao FC Bayern. Kim Min-jae, também do Bayern, foi o segundo jogador mais caro da janela, contratado pela metade do valor do artilheiro inglês. As janelas agressivas de RB Leipzig e Bayer Leverkusen foram refletidas no top 20: os Touros contam com seis nomes na lista e a equipe de Xabi Alonso, com três.
Loïs Openda, por sinal, é a contratação mais cara da história do RB Leipzig, assim como Robin Gosens no Union Berlin e Mergim Berisha no TSG Hoffenheim. Em busca de um substituto para Jude Bellingham, o Borussia Dortmund pagou 49 milhões de euros para buscar a dupla Felix Nmecha (VfL Wolfsburg) e Marcel Sabitzer (FC Bayern).
Vendas mais caras
O Top 20 com as vendas mais caras da atual janela de transferências é encabeçado por Jude Bellingham, que deixou o Borussia Dortmund rumo ao Real Madrid por cerca de 103 milhões de euros. Negociado no último dia da janela, Randal Kolo Muani (95) o acompanha de perto: o atacante francês retornou um lucro considerável para o Eintracht Frankfurt, já que foi contratado a custo zero.
O RB Leipzig arrecadou bastante dinheiro com a venda de três jogadores de seu time titular (Gvardiol, Szoboszlai e Nkunku) e o FC Bayern foi capaz de capitalizar com atletas que pouco mostraram na Baviera, como Sadio Mané e Ryan Gravenberch. No top 20, notável a presença do VfB Stuttgart com duas grandes vendas, que garantem maior tranquilidade financeira ao clube.
Balanço final
Ao analisarmos a relação gasto x arrecadação de cada um dos 18 clubes da Bundesliga, novamente o RB Leipzig se destaca - o clube gastou como nunca, mas suas vendas o permitiram encerrar a janela com um lucro de quase 90 milhões. O valor pago pelo Paris Saint-Germain por Kolo Muani tem um peso enorme no resultado do Eintracht Frankfurt: assim como o RB Leipzig, o clube registrou a maior arrecadação de sua história em uma única janela.
Impulsionado pela receita que receberá por disputar a fase de grupos da UEFA Champions League, o Union Berlin gastou bastante, mesmo que não tenha recebido muito ao vender jogadores. De olho em uma possível briga pelo título, o Bayer Leverkusen não poupou esforços para qualificar seu elenco e também encerrou a janela gastando mais do que arrecadou com vendas.
O período de transferências sempre reserva várias emoções aos torcedores, da frustração a empolgação. Qual sua avaliação sobre os negócios de seu clube nessa temporada? Comente!
0 Comentários