Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images |
Christian Streich atualmente é o técnico com mais tempo na Bundesliga, ele chegou na marca de 10 anos à frente do Freiburg em 29 de dezembro. É um feito notável, principalmente para nós brasileiros, que não costumamos ver esse tipo de longevidade por aqui.
No entanto, a relação entre Streich e Freiburg é mais profunda. Ele nasceu e cresceu na região da Floresta Negra, enquanto jogador ele passou uma temporada no clube em 1987/88 - a equipe na época contava com o futuro treinador da seleção alemã, Joachim Löw -, mas ele fez apenas 10 jogos na Bundesliga (com o FC Homburg) e 64 jogos na 2. Bundesliga antes de pendurar as chuteiras.
A preparação para se tornar técnico
Christian Streich passou sua aposentadoria completando seu curso em Esporte e História na Universidade de Freiburg, se preparando para dar o seu próximo passo.
Já em 1995 ele voltou para o Freiburg, desta vez como técnico da equipe juvenil do clube ele ficou nesse cargo até 2011, nesse tempo ele obteve sucesso com a equipe sub-18 na Copa Juvenil DFB em 2006, 2009 e 2011, além do Campeonato Alemão Juvenil em 2008.
Início como técnico principal do Freiburg
Como auxiliar dos técnicos Robin Dutt e, em seguida, de Marcus Sorg, ele recebeu o convite para comandar a equipe principal após a demissão do Sorg - que teve um início decepcionante no início da temporada 2011/12. Streich, no entanto, inicialmente recusou o convite.
Streich comemorou sua primeira vitória no comando do Freiburg em janeiro de 2012. (Foto/Reprodução: Bundesliga/site oficial) |
“Tive a sensação que não seria capaz de fazer isso, de que não aguentaria”, disse Streich à TagesWoche. “Imaginei ter toda aquela responsabilidade, e no que aconteceria se não jogássemos bem, na primeira ou na segunda divisão, o estresse e o emprego em jogo. Achei que não conseguiria cumprir essa responsabilidade.”
Seu amor pelo clube e, particularmente, o caminho já percorrido desde as categorias de base até a equipe principal que ele ajudou a criar, acabaram levando Streich a mudar de ideia: “Um novo técnico teria trazido pessoas novas e não podemos esquecer que temos um sistema de base extremamente importante para Freiburg.”
Relação com os jogadores
Uma boa parte dos jovens jogadores, incluindo Matthias Ginter, Oliver Baumann e Ömer Toprak, com certeza ficaram felizes por ter alguém como Christian Streich supervisionando suas carreiras - não apenas dentro de campo. Streich é um defensor da igualdade e da justiça social, muitas das vezes falando publicamente sobre questões como refugiados e migração, enquanto encoraja seus jogadores a votarem nas eleições locais e nacionais.
Hoje o time conta 12 jovens das categorias de base se beneficiando de sua sabedoria dentro e fora de campo, incluindo os jovens talentos como Nico Schlotterbeck, Kevin Schade e Roland Sallai.
A campanha surpreendente em 2021/22
Atualmente o Freiburg ocupa a 3ª colocação da Bundesliga 21/22, uma campanha bastante surpreendente. Não só pelos resultados, a equipe também apresenta um excelente futebol mesmo com um investimento menor em comparação com os principais planteis da liga. Sua equipe derrotou o Borussia Dortmund, empatou com o RB Leipzig e aplicou sua maior vitória na Bundesliga por 6 a 0 contra o Borussia Mönchengladbach.
Isso não é por acaso. O Freiburg leva ao campo um nível tático muito rico, dá para perceber que é resultado de um trabalho longo e bem planejado. “Para mim, um bom futebol significa ter variação na sua formação de jogo e estar bem organizado em termos de posicionamento”, disse Streich após vitória na 17ª rodada sobre o Bayer Leverkusen, quando foi pedido para ele explicar sua filosofia de jogo.
“É muito importante contra times fortes que você tenha tempo com a bola e que o adversário também corra atrás dela. Dessa forma você poderá aumentar sua autoconfiança fazendo a bola circular e permitindo que muitos jogadores continuem a tocar na bola. Queremos jogar futebol nós mesmos, não ficar parados e defender, independente de contra quem vamos jogar. Preferimos perder do que apenas ficar parado e defender, porque é assim que jogamos e é isso que queremos.”
O legado que ele deixará no futuro
A franqueza, honestidade e bravura tornaram Christian Streich uma figura icônica e carismática dentro do futebol alemão. Ele é amado pelos jogadores, equipe, torcedores e imprensa.
“A história dele é incrível”, disse o veterano atacante do clube, Nils Petersen. “Acho que os aprendizados que ele deixará pra trás quando não estiver mais aqui [treinando] serão enormes. Não consigo imaginar como será, porque Freiburg sem Streich simplesmente não é Freiburg de alguma forma.”
Nós como amantes do futebol alemão, esperamos que esse dia não chegue tão cedo. Mas por enquanto vamos desfrutar da história sendo contada pelo Freiburg de Christian Streich.
0 Comentários