Sozinho, o número de passes para gol não traduz fielmente quem são os melhores passadores de um time ou campeonato.
A assistência, por mais bonita que ela seja, depende totalmente do gol. Sem bola na rede, ela não conta. Além disso, o passe que vem antes dela muitas vezes é o mais importante da jogada.
Já existem diversas estatísticas que aprofundam o debate sobre a qualidade de um passe. Selecionamos duas delas para tentar indicar quem são os donos dos passes mais importantes da Bundesliga.
Vamos regularmente publicar um gráfico que aponta os líderes nos quesitos selecionados (expected assists e passes pra dentro da grande área), fazendo comentários sobre alguns jogadores.
Confira como está a situação até a 6ª rodada:
xA (expected assist) é o valor do xG (expected goal) da finalização que vem na sequência do passe. Se o chute tem xG de 0.6, o passe que veio logo antes também tem xA de 0.6.
Nos passes para dentro da grande área, são considerados apenas os passes completados, e não são consideradas cobranças de bolas paradas.
Destaques:
Max Kruse
Livre de contusões, o atacante do Union Berlin foi titular em todos os jogos da Bundesliga até aqui.
A recompensa aparece em campo, com Kruse constantemente participando da criação de jogadas e colocando companheiros em condição de finalizar.
Christopher Nkunku
A temporada do Leipzig não é boa, mas o 6 a 0 diante do Hertha Berlin impulsionou os números de Nkunku.
Ele participou de quatro gols e está se destacando em um time recheado de talentos na região do meio-campo (Olmo, Forsberg, Szoboszlai...).
Serge Gnabry
No caso de Gnabry, foi a ótima atuação contra o Bochum que fez ele escalar posições no gráfico.
Mesmo sem assistências na Bundesliga até agora, ele vem participando e criando várias jogadas dentro da grande área de ataque.
0 Comentários