|
As dez primeiras rodadas da 2. Bundesliga já foram e algumas previsões começam a ser feitas. Muitos clubes seguem vivos na briga, mas o histórico recente pode indicar dois caminhos diferentes para os aspirantes ao acesso à primeira divisão alemã.
Um estudo trazido pelo site Die Falsche 9 mostra que, nas últimas 8 temporadas disputadas da 2. Liga, 4 equipes que lideravam a competição após os 10 primeiros jogos acabaram não conseguindo o acesso à elite do futebol alemão. Foram os casos de Eintracht Braunschweig, Bochum, Hamburgo e Holstein Kiel.
Situação dos primeiros colocados após 10 e 34 rodadas. Foto: Reprodução/diefalsche9.com |
Bochum - 2015/16
A temporada 2015/16 pode ter sido positiva para alguns clubes, como o Freiburg, campeão naquele ano, e a jovem equipe do RB Leipzig que participava pela segunda vez do campeonato e terminaria o ano classificada para a sua primeira temporada na elite do futebol alemão.
O time do Bochum também sentiu esse gosto do que seria uma classificação para a primeira divisão, mas por pouco tempo. Chegando à liderança do campeonato na 3ª rodada, o clube permaneceu no topo justamente até a 10 partida do campeonato, quando começou a cair de rendimento. No fim, a equipe que liderou a 2. Bundesliga por 7 rodadas terminou apenas na 5ª posição.
De lá para cá o time oscilou bastante, flutuando no meio da tabela nas temporadas seguintes, mas pôde, finalmente, comemorar o acesso à primeira divisão alemã após um campeonato espetacular em 2020/21, culminando com o título nacional.
Eintracht Braunschweig - temporada 2016/17
A temporada 2016/17 tinha tudo para ser memorável à equipe do Eintracht Braunschweig. O time fez uma ótima campanha, liderando o campeonato por 14 rodadas no total. A equipe assumiu a ponta na 3ª partida, liderou o torneio na passagem dos 10 primeiros jogos, mas perdeu a liderança para o VfB Stuttgart na 17ª rodada. No fim, o clube venceu seu último confronto, mas acabou o campeonato na 3ª posição, com apenas 1 ponto atrás do Hannover e 3 para o Stuttgart, que ficaram com a 2ª e 1ª colocação do campeonato, respectivamente.
Como é comum na Alemanha, a terceira colocação deu ainda aos Leões a chance de disputar os playoffs de acesso contra o Wolfsburg, 16º colocado da Bundesliga naquele ano. No confronto entre as equipes da Baixa Saxônia, os lobos conseguiram se recuperar de uma temporada abaixo da média e venceram as duas partidas pelo placar de 1 a 0, garantindo seu lugar na elite alemã enquanto a equipe de Braunschweig amargou a permanência na segunda divisão.
Hamburgo - temporada 2019/20
A vida do Hamburger Sport-Verein e. V não anda fácil após a primeira queda do clube à segunda divisão da Alemanha, na temporada 2017/18.
Em sua 1ª participação na segundona o time patinou e amargou o 4º lugar, de fora da zona de acesso. Evitando se acostumar com a 2.Liga, o time começou muito bem a temporada 2019/20, chegando à liderança já na terceira partida. A briga foi intensa com o Stuttgart, que liderou da 6ª à 8ª partida, retomada pelo Hamburgo na sequência. A equipe chegou a ficar no topo por 8 rodadas, mas, depois da 14ª rodada, começou a deixar pontos importantes pelo caminho e não conseguiu mais alcançar a liderança. No fim, com 54 pontos, o time ficou novamente com a 4ª posição, fora dos classificados ao acesso e playoffs daquele ano.
O clube ainda alcançou uma espécie de hat-trick ao ficar mais uma vez no 4º lugar na temporada passada e segue tentando voltar à Bundesliga. A atual temporada não é animadora para Der Dino, já que o time ocupa, atualmente, apenas a oitava colocação na tabela.
Holstein Kiel - temporada 2020/21
A equipe que mais recentemente ocupou a liderança após 10 rodadas, mas que não conseguiu o acesso ao final do campeonato, foi o Holstein Kiel. A temporada 2020/21 foi muito especial para as cegonhas, que chegaram nas semifinais da Copa da Alemanha, eliminando nada mais nada menos que o Bayern de Munique na segunda fase do torneio.
A boa temporada do time também refletiu na 2. Bundesliga, liderada pela equipe entre a décima e a 13ª rodada, mas foi só. Após as 34 partidas, o clube terminou na terceira posição e teve de disputar as dramáticas partidas dos playoffs de acesso contra o Colônia, antepenúltimo colocado da Bundesliga. Contudo, nada mudou em termos de acesso já que o Holstein Kiel perdeu por 5 a 1 em casa, até venceu a partida de volta por 1 a 0, fora de casa, mas não foi suficiente para garantir um lugar na elite alemã.
Ao olhar o copo meio cheio das estatísticas, é preciso dizer também que, em quatro das últimas 8 temporadas, o clube que liderava a 2. Bundesliga após 10 rodadas foi justamente o campeão do campeonato. Foram os casos de:
Colônia - temporada 2013/14
Ingolstadt - temporada 2014/15
Fortuna Düsseldorf- temporada 2017/18
Colônia - temporada 2018/19
Entre copos cheios e vazios, fica a dúvida para a atual temporada. O tradicional St. Pauli, rival direto do Hamburgo, lidera o campeonato com 22 pontos, três a mais que o vice-líder Jahn Regensburg e o recém-rebaixado Schalke 04, ambos com 19 pontos.
A atual temporada conta ainda com clubes como o tradicional Werder Bremen, também recém rebaixado, o próprio Hamburgo, que vai acumulando 6 empates até o momento, e o Nuremberg, que embora ainda não tenha perdido no torneio, ocupa a 5ª posição. Para ficar de olho nos aspirantes à elite alemã, basta acessar a tabela aqui e acompanhar tudo sobre a temporada.
0 Comentários