Sozinho, o número de passes para gol não traduz fielmente quem são os melhores passadores de um time ou campeonato.
A assistência, por mais bonita que ela seja, depende totalmente do gol. Sem bola na rede, ela não conta. Além disso, o passe que vem antes dela muitas vezes é o mais importante da jogada.
Já existem diversas estatísticas que aprofundam o debate sobre a qualidade de um passe. Selecionamos duas delas para tentar indicar quem são os donos dos passes mais importantes da Bundesliga.
Vamos regularmente publicar um gráfico que aponta os líderes nos quesitos selecionados (expected assists e passes pra dentro da grande área), fazendo comentários sobre alguns jogadores.
Confira como está a situação até a 4ª rodada:
xA (expected assist) é o valor do xG (expected goal) da finalização que vem na sequência do passe. Se o chute tem xG de 0.6, o passe que veio logo antes também tem xA de 0.6.
Nos passes para dentro da grande área, são considerados apenas os passes completados, e não são consideradas cobranças de bolas paradas.
Destaques:
Erling Haaland
Não bastasse Haaland ser um artilheiro de elite, ele também vem mostrando qualidade para criar jogadas e já lidera a Bundesliga em assistências - empatado com Kramaric.
Nesta última rodada, ele colocou Brandt duas vezes em boa condição para finalizar. Em uma delas saiu o gol.
Florian Kainz
Efeito Steffen Baumgart: o Colônia virou um time que gosta de ocupar o campo de ataque com a bola e alguns jogadores estão se aproveitando bem disso.
Kainz é o principal deles, encontrando passes na grande área de ataque e colocando companheiros em condição de finalizar.
Jamal Musiala
A evolução de Musiala pode ser um dos grandes reforços para o Bayern nesta temporada.
Mesmo sendo titular em apenas uma das quatro rodadas da Bundesliga até aqui, ele já se destaca nas estatísticas de passe e contra o Leipzig mostrou sua capacidade para criar jogadas de perigo a partir de dribles.
0 Comentários