Foto/Reprodução: Bundesliga/site oficial |
Gladbach e Bayern marcaram, especialmente nos anos 70, a grande rivalidade da Bundesliga. Muito pelo contexto de ambas as equipes naquele tempo.
Os potros estavam vivendo um dos principais momentos de sua história conquistando diversos títulos, e o Bayern em grande fase que nos próximos anos e décadas acabou se tornando uma hegemonia.
Anos 70
Como dito anteriormente, os anos 70 são o ponto inicial para esse confroto ter se tornado um grande espetáculo. Ambas equipes viviam um grande momento e com grandes jogadores, e isso se mede com a disputa da Meisterschale. Até o final da década, os dois clubes ganharam 9 títulos somados.
O caminho do Bayern
Ambos clubes chegaram em 1965 na Bundesliga, conquistado o acesso de suas respectivas ligas regionais. Mas o Bayern foi "deixado de lado" pela DFB dois anos antes - escolhendo o 1860 Munchen como representante da cidade.
Na primeira temporada, sob protagonismo da antiga Lugoslávia, Zlatko Cajkovski, os bávaros terminaram em terceiro no campeonato e conquistaram a DFB-Pokal - que levou ao título da Recopa Européia no ano seguinte.
Cajkovski viu o clube trabalhando ao seu entorno com o 'trio de ouro' com Sepp Maier, Franz Beckenbauer e Gerd Müller. Müller, o maior artilheiro da Bundesliga, contribuiu naquela temporada com incríveis 30 gols e dando ao Bayern o seu primeiro título da liga desde 1932.
O caminho do Gladbach
Já os potros não foram deixados para trás nos holofotes na Alemanha. Sob comando do lendário Hennes Weisweiler, o clube enfim ganhou seu primeiro título da Bundesliga em 1969/70.
Com o Bayern moldando a sua equipe com base em uma disciplina rígida e uma defesa sólida, Gladbach estava com um estilo ofensivo, com a qual lhe deu o apelido de "Die Fohlen", por conta de um futebol agressivo, rápido e jovem como um potro.
O clube também não ficou pra trás quando o assunto são estrelas. Hennes Weisweiler não ganhou os títulos sozinho e teve a ajuda de Günter Netzer, Berti Vogts, Herbert Wimmer e Jupp Heynckes. Com esse elenco, o Gladbach foi o primeiro clube a defender o troféu com sucesso.
A Eurocopa de 1972 e a Copa do Mundo de 74
A Alemanha teve o início de década dos sonhos quando conquistou a Eurocopa de 72 e a Copa de 74. Gladbach e Bayern tiveram muita importância nessas conquistas.
Na convocação apenas 5 dos 18 escolhidos eram de algum outro clube sem ser de Munique ou Mönchengladbach. Na final contra a União Soviética, oito dos onze inicias eram de Gladbach ou Bayern - neste jogo a Alemanha ganhou de 3 a 0 com gols de Gerd Müller e Wimmer.
Dois anos depois, já na Copa do Mundo, a final no estádio Olímpico em Munique, a mesma quantidade de jogadores de um dos dois clubes entraram em campo. Desta vez foi contra a Holanda de Johan Cruyff, mas os alemães conseguiram uma vitória por 2:0 com gols de Paul Breitner e Müller. Não apenas os bávaros e os potros dominavam sua liga nacional, mas agora também estavam no topo do mundo.
A seleção da Alemanha Ocidental com muitos talentos do Bayern e Gladbach venceu a Copa do Mundo de 1974. (Foto: Imago/Colorsport) |
Final dos anos 70 e mudança de caminhos
O final da década de 1970 foi marcante e mostrou qual caminho competitivo ambos os clubes iriam seguir. O Bayern continuou a ter um sucesso incomparável no decorrer dos anos 80, já o Gladbach nunca conseguiu recuperar o nível competivo do seus dias de glória.
Mesmo assim, o clube foi competivo em alguns anos mas não obteve sucesso maior, já que o clube perdeu uma Bundesliga para o VfB Stuttgart por diferença no 3 gols no saldo e ter perdido uma Copa da Alemanha pro Bayern nos pênaltis.
A volta dos grandes confrontos
Não é segredo que o Bayern continuou forte e soberano, e já o Gladbach caiu muito no quesito qualidade competitiva. Mas após a chegada Lucien Favre em 2011, o confroto se equilibrou novamente nos anos seguintes.
O Borussia Mönchengladbach foi um dos dois únicos times a ganhar do Bayern de Guardiola em 2015/16. Além disso o time conseguiu o feito de ter ganho duas vezes dos bávaros em 2013/14.
Mesmo não sendo aquela rivalidade acirrada pelo troféu nacional, Gladbach vs. Bayern, é um dos duelos mais equilibrados da Alemanha. Sendo 20 jogos, 8 vitórias do Bayern, 8 vitórias do Gladbach e 3 empates.
0 Comentários