Foto: imago images |
O VfB Stuttgart vem fazendo uma grande temporada na Bundesliga. Com um time atraente e cheio de jovens, os Suábios comandados por Pellegrino Matarazzo, surpreendem a todos com o futebol apresentando, após subir da Zweite-Liga. Dentre uma equipe que possui tantos jogadores promissores, um em especial vem se destacando: Saša Kalajdžić.
Kalajdžić começou a sua carreira no FC Admira Wacker, um time da cidade de Mödling, na Áustria. Apesar de atualmente atuar como um centroavante, na época em que jogava pelas camadas inferiores, ele era um meio-campista, mas só conseguiu demonstrar o seu talento, quando começou a jogar pela sua posição atual. Mesmo demonstrando todo o seu faro de artilheiro durante o período em que jogou pelo time de Mödling, Saša sofreu com lesões graves que afetaram a sua carreira. No Admira foram duas: Uma fratura no metatarso, em 17/18, na qual o deixou ausente dos gramados por 187 dias, e uma Ruptura de sindesmose, em 18/19, na qual o deixou fora por 108 dias. Após voltar da lesão de Sindesmose, Saša disputou 13 partidas até o fim da Bundesliga Austríaca, em 18/19. Totalmente recuperado, o descendente de Sérvios voltou com tudo e fez 7 gols até o fim da temporada, além das 5 assistências distribuídas.
Após um ótimo final de 18/19, com o time em que atuava, o Austríaco já interessava a vários clubes. Um deles era o VfB Stuttgart. Depois de muitas negociações e de um bom futebol apresentado na partida contra a Alemanha U-21 na Euro U-21, com a Áustria, os Suábios oficializaram a contratação do atacante, por uma quantia equivalente a 2,5 milhões de euros.
2 semanas depois de oficializado, na disputa de um amistoso de pré-temporada contra o SC Freiburg, Kalajdžić sofria uma lesão que poderia acabar com a sua carreira. Depois de um duelo, Nico Schlotterbeck caiu por cima de uma de suas pernas, tendo assim, torcido o joelho do recém contratado. O diagnóstico era um baque: Saša Kalajdžić sofreu uma ruptura do ligamento cruzado, ruptura de ligamento interno e uma ruptura do menisco externo em seu joelho esquerdo. Assim, o jovem jogador tinha que ser operado e ficaria fora dos gramados por cerca de 6 a 8 meses. Em uma entrevista, ele comentou sobre o quão difícil foi a lesão: “A lesão me afetou muito. Espero que nunca aconteça com ninguém. Não é fácil.”
Foto: imago images / Sportfoto Rudel |
Com um 19/20 difícil para Kalajdžić, o seu único pensamento estava em poder jogar e ter sequência. O próprio disse o quanto preparou o seu corpo, quando esteve lesionado pela última vez, para não ter, novamente, lesões daquela magnitude: “Quando sofri aquela lesão, comecei a entender melhor o meu corpo e a cuidar dele. Passei o meu tempo livre me preparando para ser melhor, porque estava em um patamar diferente”, concluiu o jogador. O início da temporada 20/21 não poderia ser melhor para o atacante. Nas 3 primeiras partidas da Bundesliga, foram 3 gols e 1 assistência, tendo um início de gala e que era pouco esperado pela torcida dos Schwaben. Rapidamente, o jogador já caia nas graças dos torcedores.
Apesar de um ótimo começo, tanto de Saša, quanto de toda a equipe do VfB, o centroavante não tinha ganhado ainda o posto de titular absoluto da equipe de Bad Cannstatt e isso demoraria mais um pouco. Apenas no 2º turno, depois de Nicolas González sofrer uma lesão, que Kalajdžić assumiria o lugar de atleta indispensável no sistema de Pellegrino Matarazzo. Em uma sequência formidável, o jogador marcou por 7 vezes consecutivas em partidas de Bundesliga e igualou um recorde que apenas um dos maiores atacantes da história do Stuttgart já alcançou. O atual jogador da ÖFB, alcançava o recorde de Fredi Bobic, da temporada 95/96, quando Fredi marcou gols no Campeonato Alemão por 7 partidas seguidas. Com um gol diante do TSG Hoffenheim, o ex-jogador do Admira Wacker era o 1º a alcançar o recorde de Bobic.
Foto: imago images |
Por causa de sua altura, Saša Kalajdžić foi e ainda é frequentemente subestimado, mas pelo benefício de ter jogado como meio-campo quando mais novo, ele demonstra uma compreensão de jogo que poucos jogadores com a estatura dele podem ter. Por isso, com toda a sua técnica e sua qualidade acima do normal, o Austríaco vem atraindo o interesse de vários clubes do continente europeu. Everton, West Ham, RB Leipzig, Juventus, Roma e Liverpool aparecem como os times interessados em seu futebol. No caso dos Reds, o próprio já chegou a dizer que seria uma decisão difícil se ele tivesse que escolher entre ir para o LFC ou ficar no VfB, já que ele tem um carinho com a equipe inglesa, por ser torcedor do atual campeão inglês. O certo é que Sven Mislintat, diretor de esportes do Stuttgart, terá muito trabalho na próxima janela de verão. Segundo informações, o clube deseja no mínimo 25 milhões de euros para vender o jogador, mas o próprio também se mostra interessado em renovar o seu vínculo com o time, já que o atual vai até 30 de junho de 2023.
Com a ótima fase vivida na Alemanha, ele já começa a ganhar as suas chances com a seleção principal Austríaca. Em seu primeiro jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo, Saša Kalajdžić já fez 2 gols na partida contra a Escócia.
Depois de todas as dificuldades enfrentadas para alcançar o melhor de si, Kalajdžić, sem nenhuma dúvida, vive o melhor momento de sua carreira. Com um repertório invejável, seja fazendo gols de cabeça, perna direita ou esquerda, o Austríaco é um dos melhores jogadores do VfB Stuttgart na temporada.
0 Comentários