(Foto: Thomas Bachun / DeFodi Images via Getty Images) |
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Participação: 52ª
Títulos do Campeonato Alemão: 1
Estádio: Deutsche Bank Park (51,500)
Cidade: Frankfurt am Main, Hesse
Apelidos: Die Adler (Águias), Die Launische Diva
COMO FOI A TEMPORADA 2019/20
Há cerca de nove anos estabilizado na primeira divisão alemã, o Eintracht Frankfurt terminou na 9º colocação da Bundesliga 2019/20, depois de resultados oscilantes do começo ao fim da competição. O clube vinha de uma grande temporada em 2018/19, que foi digna de semifinal de UEFA Europa League e de um digno sétimo lugar na Bundesliga, mas a equipe do treinador austríaco, Adi Hütter, encontrou muitas dificuldades no ano seguinte, o segundo do técnico à frente do comando das Águias.
A perda do "triângulo mágico", Sébastien Haller, Ante Rebić e Luka Jović foi evidentemente vista de forma negativa no desempenho ofensivo do Eintracht Frankfurt em 2019/20, que apesar de contar com nomes como André Silva, Gonçalo Paciência e Bas Dost, e em certo momentos eles terem dado conta do recado, via-se um time instável e ineficiente, ofensivamente e, também, defensivamente, diferente daquele time que encantou em cenário continental na época anterior.
Na Bundesliga 2019/20, o Eintracht Frankfurt fez uma partida muito significativa, quando goleou o FC Bayern por 5 a 1 em plena Commerzbank-Arena - atual Deutsche Bank Park - na 10ª rodada, contudo, logo a seguir veio o maior jejum do time na temporada, ficando por sete rodadas sem vitórias, sendo seis derrotas, diante de SC Freiburg , VfL Wolfsburg, FSV Mainz 05, Schalke 04, FC Köln e SC Paderborn, e o empate com o Hertha BSC no meio das partidas partidas. Depois da maré de jogos ruins, os comandados por Adi Hütter voltaram a vencer, e bateram o Hoffenheim, fora de casa, por 2 a 1 na 18ª rodada e na seguinte, venceu o RB Leipzig por 2 a 0, em casa.
Quando a equipe parecia que iria engrenar e, ter uma sequência de resultado positivos, empatou com o Fortuna Düsseldorf, goleou o Augsburg por 5 a 0, e foi goleada pelo Borussia Dortmund por 4 a 0 na 22ª rodada, na seguinte, perdeu para o Union Berlin por 2 a 1 e, assim, com resultados oscilantes, o desempenho do Frankfurt foi, até mesmo, após a paragem pela pandemia. Foi uma temporada muito abaixo como um todo, o time não conseguiu passar da sétima posição na tabela ao longo da época, dessa vez sequer conseguiu classificar-se para UEL, competição essa que as Águias foram eliminadas nas oitavas de final pelo Basel, da Suiça, depois de perder por 3 a 0 em casa e por 1 a 0, fora.
Depois de chegar na final duas vezes nas últimas quatro temporadas e ter se sagrado campeão em 2018/19 ainda sob o comando de Niko Kovać, o Eintracht Frankfurt foi eliminado na última edição da DFB-Pokal nas semifinais, depois de passar por Waldhoff Mannheim, St. Pauli, RB Leipzig e Werder Bremen, o time caiu diante do campeão, FC Bayern, perdendo por 2 a 1 na Allianz Arena.
QUEM CHEGOU E QUEM SAIU
Contratações: Steven Zuber (28 anos/Hoffenheim), Ragnar Ache (21 anos/Sparta Rotterdam) e André Silva (24 anos/Milan)
Retornos: Aymen Barkok (22 anos/Fortuna Düsseldorf), Simon Falette (28 anos/Fenerbahce), Tuta (20 anos/KV Kortrijk), Jetro Willems (26 anos/Newcastle) e Dejan Joveljic (21 anos/Anderlecht)
Saídas: Gonçalo Paciencia (26 anos/Schalke 04 - emprestado) Nils Stendera (19 anos/Lokomotive Leipzig - emprestado), Dejan Joveljic (21 anos/Wolfsberger - emprestado), Mijat Gacinovic (25 anos/Hoffenheim), Lucas Torró (26 anos/Osasuna), Rodrigo Zalazar (20 anos/St. Pauli - emprestado), Sahverdi Cetin (19 anos/Sem clube), Jonathan de Guzmán (32 anos/Sem clube), Patrick Finger (19 ano/Biebesheim), Gelson Fernandes (33 anos/aposentou) e Marco Russ (34 anos/aposentou).
DESTAQUE (FILIP KOSTIC)
Filip Kostić é, sem dúvidas, o jogador que faz o meio-campo do Frankfurt funcionar. O jogador internacional sérvio está no clube desde 2018 e, na última temporada, teve a difícil missão de carregar o piano nos momentos instáveis da equipe de Adi Hütter. Aos 28 anos, Kostić vive a melhor fase de sua carreira, sendo constantemente, convocado para a seleção sérvia e envergando a camisa 10 do Eintracht. Geralmente pelo lado esquerdo do campo, o sérvio busca bastante o combate 1x1 e é muito habilidoso, muitas vezes chegando em velocidade em direção a área, participando diretamente e frequentemente dos gols marcados pela Águias, para além de ser participativo defensivamente, embora defender não seja uma das suas principais valências. Na temporada 2019/20, Filip Kostić participou diretamente de 30 gols marcados pelo Frankfurt em todas as competições disputadas, foram 12 gols e 18 assistências do camisa 10. O fato é que o time das Águias se perdeu muitas vezes quando Kostić não esteve em campo ou, simplesmente, não esteve num bom dia.
FIQUE DE OLHO (DAICHI KAMADA)
Idade: 22 anos
Posição: Meio-Campista
O japonês Daichi Kamada foi um dos jogadores mais regulares do Eintracht Frankfurt na última temporada. Chegando por empréstimo do St. Truinden, da Bélgica, Kamada fez sua primeira temporada pelo Eintracht e foi importante em muitos momentos, principalmente, na disputa da UEFA Europa League, onde marcou seis gols e distribuiu duas assistências no torneio. A grande exibição do jogador no torneio europeu foi na vitória por 4 a 1 ante o RB Salzburg, da Áustria, na partida de idas dos 16 avos de final, com três gols marcados pelo camisa 15 na partida. Somando todas as competições, Kamada marcou 10 gols e perfez nove assistências. Habilidoso, dono de um passe apurado e uma boa visão de jogo, na próxima temporada, o jogador asiático estará mais habituado ao futebol alemão e tem tudo para ajudar ainda mais na engrenagem do meio-campo das Águias. O meio-campista inclusive, firmou, em definitivo, um novo vínculo, este válido até 2023.
(Foto: Gerrit van Keulen / BSR Agency / Getty Images) |
Com dificuldades para conseguir resultados positivos, Adi Hütter buscou muitas variações táticas na reta final da Bundesliga 2019/20. O austríaco, geralmente, utiliza das formações 3-4-2-1 e 3-5-2, além do 3-4-2-1. Quando o Eintracht Frankfurt jogava com dois atacantes, as vagas costumavam alternar entre Bas Dost, Gonçalo Paciência e André Silva, o último contratado em definitivo pelo clube para a nova temporada, no valor de nove milhões de euros - numa transação que envolveu o croata Ante Rebić, que ficará no clube italiano AC Milan. Gonçalo Paciência foi emprestado para o Schalke 04, então podemos imaginar que a dupla Silva e Dost será vista muitas vezes ao longo da temporada, mas o jovem, Ragnar Ache, de 22 anos, que acabou de chegar do Sparta Rotterdam pode ser um dos nomes frequentes da zona ofensiva do time de Adi Hütter.
Na defesa, o argentino veterano e capitão, David Abraham, é um dos nomes titulares que compõe a linha de três defensores que, geralmente, também conta com Martin Hinteregger, o austríaco zagueiro artilheiro, que na temporada passada marcou nove gols. O japonês Makoto Hasebe, de 36 anos, segue na equipe desde 2014 e é um dos nomes do sistema defensivo, mas atualmente cede sua vaga entre os titulares para o jovem Evan N'Dicka. O Frankfurt ainda conta o jovem brasileiro Tuta, de 20 anos, que integrará o time nesta temporada depois de ter sido emprestado ao futebol belga. Pelo flanco direito, Danny da Costa é um jogador que costuma subir bem e defender na mesma intensidade, sendo bastante utilizado por Adi nos últimos jogo das Águias e, por ali, Timothy Chandler é o reserva imediato. Dominik Kohr, Djibril Sow, Stefan Ilsanker, Sebastian Rode e Aymen Barkok são os jogadores que farão rodízio nas duas vagas de meias centras/volantes. Pelo flanco esquerdo, Kostić domina e, Steven Zuber chega para agregar por ali. O goleiro Kevin Trapp vem de boas exibições nos últimos meses, até mesmo quando foi titular da Alemanha diante da Espanha, pela UEFA Nations League, e é um dos pilares desse time.
3-4-1-2: Kevin Trapp; David Abraham, Martin Hinteregger e Evan N'Dicka; Danny da Costa, Dominik Kohr, Sebastian Rode, Filip Kostic; Daichi Kamada; André Silva e Bas Dost.
PALPITES
Jonathan Gonçalves (Fussball BR): O Eintracht Frankfurt lutará do meio da tabela pra cima, buscando uma vaga na UEFA Europa League. Embora seja um bom time, ainda sofre de algumas limitações técnicas e deve ter dificuldades ao longo da nova temporada. Adi Hütter vai precisar achar um time base.
0 Comentários